Sebastian Vettel finalizou uma temporada magnífica depois de se tornar tetracampeão mundial de F1 no GP da Índia. O piloto alemão da Red Bull conseguiu uma vitória difícil que lhe permitiu ocupar o primeiro lugar do pódio ao lado de Rosberg e Grosjean.
Assim, Vettel passa a integrar o seleto grupo de pilotos detentores de no mínimo quatro títulos mundiais, que inclui nomes como Alain Prost, Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.
No entanto, Vettel optou por manter um ritmo constante desde o início da prova, apesar da estratégia o ter obrigado a realizar muitas ultrapassagens. Além disso, a décima primeira posição alcançada por Fernando Alonso afastou a possibilidade de adiar a conquista do quarto título consecutivo.
Na largada, Vettel conseguiu manter a liderança à frente de Hamilton e Rosberg, que perdeu a posição em favor do companheiro. No entanto, Felipe Massa ultrapassou os dois pilotos da Mercedes AMG alguns metros adiante, após uma largada espetacular, enquanto seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, colidiu com Webber na primeira curva e quebrou parte de sua asa dianteira. Este incidente comprometeu enormemente as chances do espanhol de colocar em risco a liderança de Vettel, assim como um toque subsequente próximo à roda dianteira direita de Jenson Button.
Vettel, porém, foi logo forçado a trocar para o pneu médio devido à extrema degradação que o composto mais macio sofreu em trechos longos, como ocorreu nos treinos livres da sexta-feira.
Massa, que corria como principal adversário para a conquista da vitória em Interlagos, não conseguiu estabelecer distância suficiente para comprometer o potencial do piloto alemão e fez sua primeira parada ao lado de Hamilton na volta 8.
Alonso, por sua vez, voltou à corrida em vigésimo lugar depois de trocar sua asa dianteira. No entanto, a Ferrari o avisou por rádio sobre os danos ao seu carro devido aos inúmeros incidentes na primeira volta, que se concentraram no manuseio do volante.
A estratégia de Vettel de duas paradas foi suficiente para alcançar a vitória. Desta vez, a sensação de ter conquistado seu quarto título lhe deu motivação para fazer uns ‘donuts’ (zerinhos) no meio do asfalto no final do Grande Prémio e a compartilhar a sua alegria com os fãs indianos, que se renderam ao seu domínio incontestável.