Oscar Piastri apresentou um verdadeiro repertório estratégico e defensivo nas ruas de Baku e conquistou a vitória no GP do Azerbaijão de F1 2024. O australiano conseguiu derrotar Charles Leclerc em uma batalha épica durante praticamente toda a corrida. Sergio Pérez e Carlos Sainz brigavam pelo terceiro lugar, mas sofreram um acidente na penúltima volta, enquanto Lando Norris reduziu a distância de pontos para Max Verstappen.
Na parte inicial da corrida, com pneus médios, Charles Leclerc parecia ter melhor ritmo que Oscar Piastri e até conseguiu escapar um pouco. O australiano, porém, soube aproveitar ao máximo os pneus duros e ultrapassou o monegasco na volta 20 com uma freada tardia na curva inicial do circuito.
A partir de então, Charles Leclerc tentou de muitas formas, mas Oscar Piastri fez uma atuação magistral na defesa da posição e fechou todas as portas. Nas voltas finais, o piloto da McLaren conseguiu se distanciar e conquistou a segunda vitória como piloto de Fórmula 1 com Leclerc chegando em segundo.
A disputa entre Charles Leclerc, Sergio Pérez e Carlos Sainz nas últimas voltas foi muito dura. O mexicano tentou a ultrapassagem na curva 1, mas o monegasco se defendeu e o espanhol aproveitou a oportunidade. No entanto, logo em seguida, houve contato entre ‘Checo’ e Carlos e ambos tiveram de abandonar, com a corrida acabou no VSC (Virtual Safety Car).
Isso permitiu que George Russell subisse ao pódio e Lando Norris terminasse na quarta posição. O britânico, segundo no campeonato, fez uma boa recuperação e ultrapassou Max Verstappen no final da corrida.