Home Fórmula E Pascal Wehrlein se torna o primeiro alemão a ser campeão mundial da...

Pascal Wehrlein se torna o primeiro alemão a ser campeão mundial da Fórmula E

251
0
Foto: Simon Galloway

O piloto alemão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) sagrou-se campeão da décima temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E. O piloto chegou na segunda colocação no último E-Prix realizado neste domingo (21), em Londres, no Reino Unido e conquistou o título inédito da categoria 100% elétrica para o seu país.

O vencedor do segundo Hankook London E-Prix foi o britânico Oliver Rowland (Nissan), que fechou o ano em quarto lugar. O terceiro colocado foi o neozelandês Mitch Evans (Jaguar TCS Racing), confirmando o vice-campeonato.

O que fez Pascal Wehrlein chegar ao topo foi a regularidade! O piloto pontuou em 14 provas na temporada, com cinco pódios e três vitórias. O alemão fez três Julius Baer Pole Position. Mas o título foi confirmado apenas na última prova, que foi marcada por várias trocas de pontuação.

Foto: Simon Galloway

A dupla neozelandesa da Jaguar TCS Racing chegou a Londres com chances reais de título, mas a gordura acabou nas seguidas mudanças de posições, culminando com o erro de Mitch Evans nas voltas finais.

Incrível. É muito incrível. Eu não sei nem por onde começar. Foi difícil, eu sabia que tinha de atacar, tinha de pegar o modo ataque. Mitch [Evans] se defendeu muito, mas continuei tentando ultrapassar. No fim, não sei o que aconteceu, sei que o safety-car entrou“.

Sabíamos que ontem e hoje seriam dias difíceis, tínhamos de nos concentrar e tirar o melhor do carro. Essa é uma pista que se encaixa com o nosso carro e conseguimos. Mostramos um ritmo excelente. Estou muito feliz comigo mesmo, mas mais feliz ainda pela equipe“, afirmou o piloto Pascal Wehrlein, de apenas 29 anos.

Mesmo perdendo um título que parecia liquidado nas quatro provas anteriores, a Jaguar TCS Racing ganhou o Mundial dos Construtores com 368 pontos. A TAG Heuer Porsche viu o crescimento do português António Félix da Costa na reta final e seu pupilo campeão.

O piloto alemão da TAG Heuer Porsche se tornou o primeiro de seu país a ser campeão da Fórmula E. As outras nações campeãs foram Inglaterra, Bélgica, Holanda, Portugal, França e Suíça. O Brasil teve dois vencedores: Nelsinho Piquet na primeira temporada e Lucas di Grassi na terceira.

Lista de campeões:

1ª – Nelsinho Piquet (Brasil)
2ª – Sebastien Buemi (Suíça)
3ª – Lucas di Grassi (Brasil)
4ª – Jean-Eric Vergne (França)
5ª – Jean-Eric Vergne (França)
6ª – António Félix da Costa (Portugal)
7ª – Nyck De Vries (Holanda)
8ª – Stoffel Vandoorne (Bélgica)
9ª – Jake Dennis (Inglaterra)
10ª – Pascal Wehrlein (Alemanha)

E por falar em pilotos brasileiros, a temporada foi a mais desafiadora em termos de resultados na pista. O mineiro Sérgio Sette Câmara (ERT Fórmula E) somou 11 pontos e fechou em 20º. E o paulista Lucas Di Grassi em 23º com 3 pontos. O paulista Caio Collet (Nissan) correu duas etapas e não pontuou.

A edição dez da Fórmula E teve pela segunda vez um E-Prix no Brasil, prova realizada em março deste ano em São Paulo (SP), mais precisamente no Sambódromo do Anhembi. Ainda neste ano, o mesmo local abre a 11ª temporada em 7 de dezembro.

Fonte: Fórmula E via On Board Sports

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here