George Russell conquistou uma vitória inesperada no GP da Bélgica de F1 de 2024, no circuito de Spa-Francorchamps, depois de adotar uma estratégia de uma parada apenas enquanto os seus rivais faziam duas paradas, mas acabou sendo desclassificado após a corrida e isso permitiu a Lewis Hamilton herdar a vitória do companheiro de equipe. Pódio também para Oscar Piastri e Charles Leclerc, enquanto Max Verstappen conseguiu superar Lando Norris.
Foi uma corrida interessante, com estratégias variadas e uma briga pela vitória até as últimas curvas. Lewis Hamilton fez ótima largada e não demorou muito para assumir a liderança após ultrapassar Sergio Pérez e Charles Leclerc em apenas algumas voltas. O heptacampeão também tinha bom ritmo e logo se tornou o favorito à vitória.
Hamilton não contava, porém, com a capacidade do companheiro em preservar os pneus. Quase todos os pilotos preferiram fazer duas paradas, mas Russell decidiu permanecer na pista e conseguiu manter um ritmo rápido o suficiente para pelo menos manter a liderança da corrida até as voltas finais.
Lewis alcançou Russell na volta 40, passando a tentar ultrapassar com o DRS ativado. Porém, George conseguiu segurar o companheiro e cruzou a linha de chegada na primeira posição. A princípio foi uma dobradinha para Mercedes e Oscar Piastri em terceiro lugar, mas o que ninguém esperava era ver Russell desclassificado porque seu W15 não atingiu o peso mínimo após a corrida.
No final das contas, vitória de número 105 para Hamilton com Piastri e Leclerc no pódio. O monegasco terminou apenas alguns décimos à frente de Max Verstappen que conseguiu subir ao quarto lugar e ainda superar Lando Norris, que já está 78 pontos atrás no Mundial de Pilotos.