Após todas as apresentações dos novos carros das equipes da temporada 2024 da F1, assim como os testes de pré-temporada também finalizados, trazemos um resumo para o que podemos esperar dos pilotos. Já temos o aspecto exterior e também um suposto desempenho em pista, constatado durante os testes, que, convenhamos, não mudou muito do ano passado para cá.
A Haas foi a primeira equipe a apresentar seu carro. O VF-24 pilotado por Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen é predominantemente preto, com detalhes em vermelho e branco. A equipe americana foi a pior equipe de 2023 e Guenther Steiner pagou isso com sua demissão. O italiano era chefe na Haas desde sua estreia na F1 em 2016. Ayao Komatsu assumiu o comando.
Pouco depois, a Sauber apresentou seu revolucionário C44 para Guanyu Zhou e Valtteri Bottas. AEsta equipe, que utiliza motor Ferrari, contratou James Key como diretor técnico. A inclusão do verde fluorescente na sua decoração representa uma mudança radical face à anterior. Essa cor brilhante combina com a fibra de carbono que ocupa o resto do carro.
Já a Williams, mostrou em Nova York a pintura do FW46, carro que Alexander Albon e Logan Sargeant irão pilotar. Sua nova máquina é dominada pela histórica cor azul com a qual já predominou anteriormente na F1. Além disso, adicionaram uma menção à sua identidade britânica, incluindo uma faixa vermelha e branca.
A Alpine decidiu arriscar ao criar o seu A524, o novo carro de Esteban Ocon e Pierre Gasly. É visível o desaparecimento do azul intenso que o tornava tão belo há três anos, predominando agora o preto da fibra de carbono e o rosa chiclete do BWT. O chassi, a suspensão traseira e a asa traseira foram completamente modificados. Veremos se as mudanças os fará competir com McLaren e Aston Martin.
O Visa Cash App RB (antiga AlphaTauri) apresentou posteriormente o VCARB-O1, uma réplica completa de seu irmão mais velho da Red Bull. A máquina que Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda irão pilotar lembra muito o RB19 de 2023. Possui um design muito parecido com o que a Toro Rosso tinha de alguns anos atrás. Regressam ao azul que caracterizou a equipe em 2017, 2018 e 2019.
A seguir foram apresentados os favoritos, iniciando com a Aston Martin, que mostrou o novo carro de Fernando Alonso e Lance Stroll para 2024. O AMR24 ostenta um estilo muito semelhante ao da Red Bull que dominou em 2023. Claro que o visual mantém o verde típico.
Na Ferrari, o que sabemos é que o novo carro de Charles Leclerc e Carlos Sainz deixa de lado o preto do ano passado e acrescenta muitos toques de branco e amarelo, mas, obviamente, o vermelho predomina. Eles enfrentarão a Red Bull? Veremos.
A equipe Mercedes apresentou o W15, com o qual correrão Lewis Hamilton e George Russel recupera a clássica prata na sua decoração. James Allison recuperou o comando técnico e optou por abandonar completamente o conceito zero pod.
No caso da McLaren, eles esperam vencer com o MCL38 em 2024. Lando Norris e Oscar Piastri, dois jovens talentos promissores, terão nas mãos um carro em que se destacam o mamão papaia e o preto. No ano passado foram extremamente fortes na segunda metade da temporada, quando tentaram imitar a Red Bull em muitas áreas.
Finalmente, a Red Bull, grande dominadora da F1 nos últimos tempos, se destacou das demais com um carro diferente. O RB20 de Max Verstappen e Checo Pérez apresenta algumas ideias de design ousadas. Só podia ser algo do gênio Adrian Newey. No aspecto puramente ornamental, a decoração do novo carro é praticamente a mesma do RB19.