A temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E terá neste final de semana suas duas últimas corridas, sendo as rodadas 15 e 16. O Hankook London E-Prix será realizado nos dias 20 e 21 de julho no ExCeL London, em Londres no Reino Unido.
Com sete pilotos ainda na disputa pelo título, as últimas provas definirão o campeão do mundial de carros elétricos, que pode ser conhecido logo no primeiro E-Prix, ou como é esperado pelos fãs da categoria, na corrida do domingo (21).
A Fórmula E distribui, por E-Prix, um total de até 29 pontos ao piloto vencedor: 25 pela vitória, 3 pela Julius Baer Pole Position e 1 pela Volta Rápida. Em termos de pontuação, até mesmo o atual campeão, Jake Dennis (Andretti Fórmula E Team), com 122 pontos, pode alcançar o bicampeonato se vencer as duas corridas finais.
As cartas estão na mesa e o neozelandês Nick Cassidy (Jaguar TCS Racing) é o favorito com 167 pontos. Porém, o piloto perdeu a gordura que tinha nas últimas etapas e viu sua vantagem ruir. Nick Cassidy é seguido pelo compatriota e parceiro de time Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) com 155 pontos, mesmo número de pontos do Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche) com 155.
O português António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche) com 134 pontos vem de três vitórias consecutivas e viu suas chances crescerem. Também estão no páreo o britânico Oliver Rowland (Nissan Formula E) com 131, o francês Jean-Éric Vergne (DS Penske) com 129 e o britânico Jake Dennis (Andretti Formula E) com 122 pontos.
“É uma pena como começamos o ano, porque realmente podíamos estar, mesmo com o início ruim, muito perto da liderança, mas enfim, assim que estão as coisas e vamos chegar a 30 pontos atrás do líder. Já tivemos 80, então vamos tentar o nosso melhor”.
”Eu acho que vai ser complicado ser campeão, até porque tenho meu colega de equipe lá na frente, mais perto do líder. Eu acho que, enquanto equipe, o objetivo vai ser ajudar o Pascal a ser vencedor“, disse o português.
Além do título dos pilotos a ser decidido, há também o Campeonato das Equipes. A Jaguar TCS Racing está atualmente na liderança com 322 pontos, mas a TAG Heuer Porsche está se aproximando com 289 pontos.
Essas duas equipes também desempenham um papel importante no título inaugural dos Fabricantes, que está sendo liderado atualmente pela Porsche com 407 pontos, enquanto a Jaguar segue de perto com 388 pontos.
A Pista Interna-Externa do ExCeL London
A pista ExCeL London oferece partes internas e externas. O traçado começa em um espaço interno com uma superfície lisa, proporcionando aderência para os pilotos. A área externa da pista apresenta uma série de desvios, perfeitas para oportunidades de ultrapassagem.
A transição do interior para o exterior introduz mudanças na superfície e na elevação, bem como uma mudança na iluminação, tornando a experiência desafiadora para os pilotos. O layout da pista permanece inalterado desde 2023, mantendo seu comprimento de 2,08 km e 20 curvas.
A área de ativação do MODO DE ATAQUE está posicionada na parte externa da Curva 16, adicionando outra camada de estratégia à corrida.
Fonte e fotos: Fórmula E via On Board Sports